Você faz idéia de Como aprender yoruba? Para saber Como aprender yoruba você precisará seguir alguns passos bastante significativos e bem simples logo abaixo .

Como aprender yoruba

O yoruba, ou como é conhecido, ioruba é membro do ramo Volta-Níger da família de idiomas Níger-Congo. É falado por cerca de 28 milhões de pessoas no sudoeste da Nigéria, Benin, Togo, Reino Unido, Brasil e EUA.

Como aprender yoruba

Como aprender yoruba

É uma das quatro línguas oficiais da Nigéria, juntamente com inglês, hausa e igbo.

O ioruba apareceu pela primeira vez por escrito durante o século XIX. As primeiras publicações iorubas foram uma série de folhetos didáticos produzidos por John Raban em 1830-2.

A pessoa que deu a maior contribuição à alfabetização iorubá foi o bispo Ajayi (Samual) Crowther (1806-1891), que estudou muitas das línguas da Nigéria, incluindo iorubá, e escreveu e traduziu em algumas delas.

Crowther também foi o primeiro bispo cristão de origem da África Ocidental. Uma ortografia iorubá apareceu em cerca de 1850, embora tenha sofrido várias mudanças desde então.

Como aprender yoruba

Como aprender yoruba – Alfabeto

O ioruba é uma língua tonal com três tons: alto, médio e baixo. O tom alto é indicado por um acento agudo (á, é, ẹ́, í, ó, ọ́ e ú). O tom médio não é marcado e o tom baixo é marcado com grave grave (à, è, ẹ̀, ì, ò, ọ̀ e ù).

O Wikipédia é um aliado importante do Portal Como Aprender quando o assunto é informação! Portanto se você quer saber mais sobre Como aprender yoruba é importante saber um pouco mais sobre o objeto de estudo, e o Wikipédia pode te ajudar em relação a isso!

Texto Exemplo:

“Gbogbo ènìyàn ni a bí ní òmìnira; iyì àti ẹ̀tọ́ kọ̀ọ̀kan sì dọ́gba. Wọ́n ní ẹ̀bùn ti làákàyè àti ti ẹ̀rí-ọkàn, ó sì yẹ kí wọn ó máa hùwà sí ara wọn gẹ́gẹ́ bí ọmọ ìyá.”

Significa:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Eles são dotados de razão e consciência e devem agir um com o outro em espírito de fraternidade.” (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Como Aprender Yoruba – Dicionário

Experiências com o Yoruba – Como Aprender Yoruba

Quero compartilhar com vocês a jornada que fiz para aprender a língua iorubá. As partes boas, as partes ruins e as partes estressantes hehe. P.s estarei escrevendo em ioruba em algumas partes deste post.

Todos sabemos que o iorubá é uma língua muito difícil de aprender se você não for criado em uma área em que o iorubá não é usado. Pra mim ah! não foi fácil o!

Passei tanto tempo lendo, escrevendo e pronunciando repetidamente. Mo feran ede iorubá, mas devo admitir que não é um idioma fácil de aprender. deixe-me apenas falar sobre a língua ioruba para quem não sabe .. hehe

O ioruba é uma língua de mais de 30 milhões de pessoas. A língua ioruba é usada em diferentes partes do mundo, não apenas na Nigéria, como algumas pessoas pensam!

O ioruba é uma língua tonal, o que torna muito mais difícil o aprendizado do que outras línguas.

Infelizmente, não tenho o teclado iorubá para escrever o alfabeto iorubá com as marcas tonais, mas como você pode ver, ele tem algumas letras ausentes como “c” “z” e também possui 2 das mesmas letras como “o, s, e ”Que, com as marcas tonais, produz um som individual.

Também diferente do alfabeto inglês, ele tem “gb”. De qualquer forma, além de ter letras diferentes, o iorubá também tem várias palavras que podem significar muitas coisas diferentes, dependendo de como você o pronuncia, o que é MUITO importante!

É isso que dificulta o aprendizado das pessoas.

O ioruba também é uma linguagem de respeito! Você sempre deve mostrar respeito aos mais velhos ao usar o ioruba, por exemplo, não deve dizer “oshayyyyyyyy” para alguém que é muito mais velho que você!

Você deve cumprimentar os pais e os idosos na mansão certa, “Ese ma” ou “e se pupo sa” com uma pequena reverência é bom.

Para mostrar respeito. Muitos jovens iorubás começaram a usar gírias e todos, mas eu pessoalmente uso iorubá tradicional. Eu só usava gírias para brincar com os amigos.

Em seguida, quero que todos saibam minha própria jornada para aprender ioruba.

Ouça bem: p Escolhi aprender esse idioma depois de falhar em suaíli lol Então, eu me apaixonei pelo idioma iorubá depois de ouvi-lo tantas vezes.

Comecei há muito tempo, e omg! não é nada fácil! quem já disse que é fácil, ah! eu não concordo! lol mo ri o po lo po isoro. É muito demorado, e eu diria que alguém que está sempre ocupado provavelmente não deveria experimentar esse idioma! Quando comecei a aprender ioruba, eu tinha muito tempo livre e foi por isso que me tornei melhor no idioma.

Às vezes, eu estava muito irritada porque era como toda vez que aprendia alguma coisa, esquecia depois de uma semana e, quando tentava me lembrar de algo e entendia errado, ficava com raiva de mim mesma: “ah !! mtchewwww ”lol mas gradualmente eu me tornei melhor e melhor.

Eu usei um método muito tradicional de aprendizado, que é muito, muito difícil, mas me deu a capacidade de ler e escrever em ioruba muito bem. O pronunciamento veio depois.

Quando as pessoas começaram a me ver escrevendo em ioruba, eles ficaram tipo “ah ah! quem está te ensinando! ” Muitas pessoas ficaram irritadas e algumas ficaram empolgadas, ninguém parecia acreditar que eu me ensinei em casa, mas tudo bem! abeg! fazer você não vex lol isso é pessoas para você.

O ioruba também tem muitos provérbios legais, o meu favorito é “Ife l’akoja ofin”; é um provérbio muito curto, mas doce.

Estou muito empolgado e feliz em aprender iorubá e orgulhoso disso, porque é uma das minhas grandes realizações e não achei que fosse possível.

Gosto de me ensinar tudo, para mim, é a melhor maneira de aprender alguma coisa. Então, o clima é história, cultura ou idioma africano, vou trabalhar bastante até que eu possa me dar um tapinha nas costas e dizer que fiz hehe

Meu conselho para quem quer aprender ioruba é ter bastante tempo disponível! Pois não é fácil.

Bem, espero que você tenha gostado de ler sobre minha jornada de aprendizado em iorubá.