Já pensou em como aprender a tocar flauta transversal sozinho? O Portal Como Aprender ensina de forma bastante simples e didática como aprender a tocar flauta transversal sozinho.

Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

Procurando uma maneira rápida e fácil de aprender notas de flauta para iniciantes? Você encontrou o guia por excelência em como ler notas musicais para flauta.

Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

Ao começar a se familiarizar com a flauta, você naturalmente se interessará em aprender mais posições de notas. Todo novo jogador tem o objetivo de aprender todas as notas da flauta, independentemente do estilo da flauta que deseja tocar.

É importante aprender a ler notas musicais para flauta o mais rápido possível – quanto mais cedo você as aprender, mais cedo poderá ler partituras e dominar diferentes melodias.

Aprender as notas da flauta também pode ajudá-lo a melhorar elementos específicos da sua técnica que são cruciais para começar bem. Você começará a ver sua postura, a maneira como segura a flauta e sua embocadura melhora com a prática.

Postura adequada para aprender notas de flauta

Falando em postura, há algumas coisas importantes que você deve se lembrar para ajudá-lo a aprender a tocar confortavelmente notas de flauta. Primeiro, deixe seus dedos se curvarem sobre a parte superior das teclas usando a menor quantidade de tensão, sem sentir que você soltará a flauta.

Não tente segurar as teclas ou colocar a ponta do dedo na tecla. Em vez disso, deixe a mão inteira segurar a flauta e lembre-se de que a ponta do dedo é simplesmente uma extensão do dedo que se origina perto do pulso. Prossiga devagar e tente eliminar tensões desnecessárias enquanto toca.

Ao aprender o básico da flauta, tente liberar e relaxar os cotovelos e os ombros, que são duas áreas que frequentemente tentam “ajudar” enquanto você toca. Por fim, aprenda a manter os dedos próximos às teclas – não deixe que voem a cada mudança de nota! Isso é chamado de “economia de movimento”.

Como aprender todas as notas de flautas rapidamente

Aqui estão as etapas que você pode seguir para aprender notas de flauta para iniciantes, da maneira mais fácil e rápida possível. Tome seu tempo com cada ponteiro e veja se você pode aplicar essas dicas ao seu tempo diário de prática. Depois de explorarmos como ler notas musicais para flauta, discutiremos maneiras de colocar essas notas em prática e começar a memorizá-las. Depois, você pode tocar a música que quiser!

Confirmar com uma nota de cada vez – Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

Cada nota tem teclas específicas que precisam ser pressionadas e tentar aprender todas as notas ao mesmo tempo pode ser esmagador! Comprometa-se com uma nota de cada vez e continue revisando as que você já aprendeu. Eventualmente, você nem precisa pensar para onde seus dedos precisam ir!

Criar associações para cada nota – Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

No início, cada configuração de nota pode parecer aleatória. Tente fazer uma associação específica para cada nota, para que você possa lembrá-la facilmente. Alguns truques de memorização são passados ​​de professor para aluno, enquanto outros são personalizados para um flautista específico. Crie associações de notas mais fáceis de lembrar!

Por exemplo, para B flat, você pode pensar nisso como “pinchers” – você apenas pressiona as teclas esquerda do dedo indicador e do polegar e a tecla direita do dedo indicador (mais a tecla do dedo mindinho direito). Isso cria uma imagem de beliscar entre os dedos indicador e polegar.

Aprenda notas de flauta em uma ordem lógica

É uma idéia inteligente começar aprendendo as notas de uma escala, como a escala maior plana B. Isso inclui as notas B flat, C, D, E flat, F, G, A e, em seguida, um flat flat adicional. A partir da escala maior plana B, é mais fácil entender a teoria da música por trás do que você toca. Você pode começar a mudar para outras escalas e teclas depois de descer essa escala fundamental de flauta.

Outras opções para suas primeiras notas são A, B plana e C (todas da equipe). A tem quatro teclas pressionadas. Para mudar para o plano B, levante o terceiro dedo esquerdo e pressione o dedo indicador direito. Em seguida, para C, levante o polegar esquerdo e o indicador direito.

Verifique novamente o dedilhado – Como aprender a tocar flauta transversal sozinho

Os iniciantes geralmente cometem erros ao digitar as notas. Às vezes, a diferença no som de pressionar uma tecla extra é muito sutil. No entanto, com o tempo, isso faz uma grande diferença, não apenas em termos de som, mas também em termos de técnica. Para evitar aprender os dedilhados errados, verifique duas vezes uma tabela de dedilhados enquanto aprende notas de flauta.

Dicas para memorizar e praticar notas de flauta

  • Grande parte da memorização de notas de flauta tem a ver com a memória muscular. É por isso que é importante praticar bons hábitos de postura ao aprender anotações, porque você está criando um padrão habitual em seus músculos para saber como tocar cada nota. Faça desta nova memória muscular uma boa!
  • Use seu cérebro para resolver quebra-cabeças na flauta. Muita aprendizagem musical pode acontecer longe do seu instrumento. Só de pensar em tocar dedilhados diferentes na flauta, você está construindo associações mentais valiosas. Passe algum tempo visualizando todas as notas de flauta ao longo do dia e você notará uma diferença ao pegar seu instrumento!

Imprima alguns gráficos de dedilhado de flauta em branco e use um lápis para escurecer as teclas que você pressionaria para cada nota. Esse tipo de prática da memória visual pode cimentar o que seus músculos já estão aprendendo.

Depois de se sentir confortável com a memória das notas, comece a praticar melodias muito simples que você pode encontrar em um livro de métodos para iniciantes. Isso fortalecerá ainda mais sua memória e treinará sua capacidade de alternar entre notas de maneira suave e confortável.

Praticar dessa maneira também melhora sua respiração e resistência. Ao ler a música, você reforçará um pouco de conhecimento musical: o dedilhado da nota, sua colocação impressa na pauta musical (em que linha ou espaço aparece) e seu nome (D, E flat ou F, por exemplo).

Lembre-se de definir metas específicas e realistas para si mesmo. Depois de aprender todas as notas em uma escala específica, defina uma meta de longo prazo para aprender todas as notas simples ou nítidas. Finalmente, você pode tentar dominar a escala cromática.

Outras Informações

Wikipédia é um aliado importante do Portal Como Aprender quando o assunto é informação! Portanto se você quer saber mais sobre como aprender a tocar flauta transversal sozinho é importante saber um pouco mais sobre o objeto de estudo, e o Wikipédia pode te ajudar em relação a isso!